domingo, 2 de janeiro de 2011

O caçador-coletor Penan vivem nas florestas tropicais do interior de Sarawak, na parte malaia da ilha de Bornéu.

O caçador-coletor Penan vivem nas florestas tropicais do interior de Sarawak, na parte malaia da ilha de Bornéu.

Tradicionalmente nômades, a maioria dos Penan 10-12.000 agora vivem em comunidades assentadas, mas continuam a depender da floresta para sua existência. Alguns ainda vivem em grande parte nômade.

Sarawak foi governado por mais de um século como o reino pessoal do "Brooke rajahs" após a chegada do inglês James Brooke, em 1839. Foi entregue aos britânicos em 1946 e foi incorporada na Malásia em 1963.
O governo do estado de Sarawak não reconhece Penan direitos até à sua terra. Desde 1970, ele apoiou -escala comercial grande madeireira em terras tribais em Sarawak.
Em 1987, muitas comunidades Penan protestaram contra o corte de suas terras por bloquear as estradas que o corte da floresta por empresas madeireiras. Mais do que um Penan cem foram presos.
O Penan têm mantido a sua resistência, e continuar a montar bloqueios contra as empresas. Alguns conseguiram evitar que as empresas de entrar em suas terras, mas outros viram muito de sua floresta devastada.
Quando todas as árvores valiosas foram cortadas, as empresas começaram a eliminar completamente as florestas a fim de estabelecer plantações de dendezeiros.
O governo de Sarawak também planeja a construção de doze novas hidrelétricas, inundando muitas aldeias pertencentes a Penan e outros povos indígenas.



Sem comentários:

Enviar um comentário